USB Bootável-Manual (MBR / GPT)

Para criar um USB Bootável manualmente, primeiro utilizamos o diskpart para formatar e tornar a partição Ativa, assim os sistemas a reconhecem como uma unidade de boot. Este tutorial é basicamente uma tradução deste: Windows EightForums

Conecte um pendrive no computador, abra o CMD como Administrador. No Windows 7 digite no botão Iniciar cmd e logo acima clique com o botão direito em cmd e vá na opção Abrir como Administrador. No Windows 8 digite na pesquisa cmd e logo abaixo clique em Abrir como Administrador. No Windows 10 clique com o botão direito no botão Iniciar e vá em Prompt de Comando (Admin).

> diskpart
> list disk (Lista as unidades no seu computador)
> select disk X (X é o seu pendrive)
> clean (Limpa o pendrive)
> create partition primary align=4096 (Cria uma única partição)
> format fs=fat32 quick (Formata a partição criada acima)
> active (Torna a partição Ativa)
Verifique se o Windows já atribuiu uma letra ao pendrive.
Se não retire e recoloque ou atribua com:
> assign (Atribui uma letra ao pendrive)
> exit (Para sair do Diskpart)
> exit (Para sair do CMD)

Parte 1: USB Bootável para discos no Formato MBR /  Legacy(BIOS), UEFI ou CSM

Situação 01:
Usando uma imagem ISO de Windows 7, 8x ou 10 (32bits ou 64bits) no Windows 7

Use o 7-zip para extair o conteúdo da imagem ISO para o pendrive, clique com o botão direito na imagem ISO, 7-zip, Extrair arquivos ..., abrirá uma janela, clique no botão com três pontos para indicar o caminho do pendrive, abrirá outra janela do Windows Explorer, selecione o seu pendrive e dê OK.

Seu USB Bootável já está pronto para uso.

Situação 02:
Usando uma imagem ISO de Windows 7, 8x ou 10 (32bits ou 64bits) no Windows 8x ou 10

O Windows 8x ou 10 já vem com suporte para trabalhar com imagens ISO, clique com o botão direito em uma imagem ISO e vá na opção Montar. Isto criará um drive virtual, no Windows Explorer ou Este Computador acesse o conteúdo deste drive virtual, selecione todo o conteúdo (use o CTRL+A), clique com o botão direito na área azul dos selecionados vá na opção Enviar para e indique seu pendrive.
Obs.: Caso tenha instalado um software para trabalhar com CD/DVD/ISO o Windows perderá a funcionalidade acima, neste caso terá que usar o software que instalou.

Seu USB Bootável já está pronto para uso.

Situação 03:
Usando um DVD de instalação de Windows 7, 8x ou 10 (32bits ou 64bits) no Windows 7, 8x ou 10

Coloque o DVD no computador, pelo Windows Explorer, Meu Computador ou Este Computador acesse o conteúdo do DVD, selecione todo o conteúdo (use o CTRL+A), clique com o botão direito na área azul dos selecionads vá na opção Enviar para e indique seu pendrive.

Seu USB Bootável já está pronto para uso.

Parte 2: USB Bootável para discos no Formato GPT /  UEFI ou CSM

Aqui é obrigatório o uso de Windows na arquitetura 64bits (x64)

Use qualquer uma das situações acima para enviar os arquivos para o pendrive, agora vamos trabalhar somente no pendrive.
Acesse este caminho no pendrive: F:\efi\microsoft e copie a pasta boot para F:\efi\, agora dentro da pasta F:\efi\ teremos as pastas microsoft e a pasta boot.

Agora acesse este caminho F:\sources\install.wim\1\Windows\Boot\EFI\ e copie o arquivo bootmgfw.efi para sua Área de Trabalho (Desktop) e renomeie ele para bootx64.efi, copie o arquivo já renomeado e cole na pasta boot em F:\efi\boot\
Ficando assim F:\efi\boot\bootx64.efi

Seu USB Bootável já está pronto para uso.


Veja também USB bootável com o Rufus (MBR / GPT)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Particionamento de HDD/SSD Recomendável pela Microsoft

Instalação do Windows e Particionamentos com o DISKPART